Segmentação de Clientes

08/08/2021 17:39

Saber quem é o seu cliente e por que ele vai consumir seu produto ou serviço é o primeiro passo para empreender. Além do setor de atuação da empresa, é crucial que haja segmentação de mercado, ou seja, qual grupo da população, que apresenta desejos de compra e necessidades específicas, pode se tornar consumidores potenciais. A partir desse conhecimento, as empresas, sobretudo as pequenas e as médias, vão desenvolver e comercializar seus produtos ou serviços. Nesse sentido, segmentar é estratégico.

Existem várias formas de realizar essa segmentação, seja por sexo, idade, renda, geolocalização, comportamento, formação escolar, etc, a qual vai proporcionar um conhecimento mais profundo dos grupos de consumidores, por meio de análises quantitativas e qualitativas. As perguntas que norteiam tais análises são principalmente: quem está comprando, o que está comprando, por que está comprando. Este conhecimento se intensifica à medida que novas variáveis de segmentação são combinadas entre si, propiciando um maior entendimento do consumidor individual. Todos esses aspectos trazem maior competitividade às empresas, que ganham foco em suas ações.

Um importante instrumento para a segmentação é a pesquisa de mercado e, hoje, a internet fornece diversas ferramentas para este fim, como a SuveyMonkey. São questionários online, a partir dos quais são gerados gráficos quantitativos, que auxiliam os profissionais de marketing nas tomadas de decisões. O serviço pode ser gratuito ou pago, de acordo com as necessidades e possibilidades do usuário, e exigem mais competência dos gestores para qualificar e analisar os gráficos. Existem também as pesquisas de mercado no modelo mais “tradicional”, que contam com uma equipe especializada para fazer um levantamento de dados no campo, para depois interpretá-los. Porém, representam um investimento alto por parte do empreendedor. Seja uma ou outra forma de pesquisar, o que importa é obter informações relevantes para que a empresa possa se posicionar no mercado, pois a pesquisa mercadológica permite que o empreendedor dimensione seu mercado, identificando o setor mais lucrativo. Detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos ou serviços, bem como identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços os mesmos podem ser vendidos são os benefícios que a pesquisa traz.

Comunique-se

Mas para que todo este trabalho reverta de fato em bons negócios, é preciso usar as diversas ferramentas de comunicação. Um bom plano de comunicação e marketing permite não só a conquista de clientes, mas também ajuda na manutenção e fidelização e, para tanto, além da utilização dos canais adequados, é preciso saber qual é o seu público-alvo. Para quem sua empresa vai dirigir a comunicação. Assim, mais uma vez, a segmentação é fundamental. Não há uma fórmula mágica, mas sim um conjunto de técnicas, que deve andar lado a lado com o conhecimento do marketing e da dinâmica do próprio negócio. Hoje o mundo digital oferece uma série de canais de comunicação, como as redes sociais, as newsletters, o e-mail marketing e o próprio site da empresa, que funciona como uma espécie de espinha dorsal de toda comunicação online. É fundamental também que a empresa crie e mantenha uma base de dados de seus clientes e fornecedores, com atualização permanente e segmentação pertinente. Empresas especializadas na construção, gestão e provisão de informações cadastrais de consumidores e de empresas são uma ótima opção. Invista, segmente e comunique-se!


Fonte: Sebrae, SurveyMonkey

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